Estado de Goiás

Histórico e Contextualização do Programa  

A Universidade Estadual de Goiás situa-se na região Centro-Oeste como Instituição de Ensino Superior pública, comprometida e preocupada em ofertar ensino superior de qualidade de forma a atender as expectativas da população. A interiorização da Educação Superior promovida pela UEG amplia as oportunidades de acesso ao mesmo, promovendo o desenvolvimento regional e vinculando-se organicamente à sua natureza multicampi. Já no ato de sua criação, estruturou-se a partir do agrupamento de faculdades e escolas superiores, 35 majoritariamente na área de formação de professores. Após a sua criação ampliou o seu raio de ação tendo criado novas Unidades Universitárias e Pólos no interior do Estado.
Apesar da ampla distribuição de cursos de licenciatura oferecidos pela UEG, a maioria dos municípios do Estado de Goiás tem um déficit muito grande de professores na área de Física, Química, Biologia e Matemática, com reflexos sociais, políticos e culturais para as populações. Assim, o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) tem se apresentado como alternativa para problematizar a relação entre teoria e prática e possibilitar uma aproximação entre os saberes produzidos na universidade e os produzidos na educação básica. Neste sentido, o PPEC permite um trabalho colaborativo entre o ensino básico e a universidade na elaboração de processos e produtos, tais como: textos didáticos, paradidáticos, hipertextos; aplicativos, softwares, sequênicas didáticas e outras ferramentas de ensino, sem depreciar o debate de reflexões na constante busca pelo aprimoramento e melhoria do ensino.
A atuação dos professores como multiplicadores, que partilham seus conhecimentos com os demais profissionais no seu campo de atuação, corrobora a formação de grupos de discussão e de pesquisas, objetivando a elaboração de projetos a serem desenvolvidos em seus contextos de atuação. Neste panorama, acredita-se que o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências assume uma incumbência de contribuir com a ação política educacional prevista na legislação brasileira. O Mestrado em Ensino de Ciências está situado no Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas da UEG na cidade de Anápolis localizada na região do centro goiano, distante da capital goiana de 48 km, portanto atende de forma mais específica a região metropolitana de Goiânia e a região do centro goiano, com uma população de mais de 2 milhões de pessoas. O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências contribui desde 2013 vigorosamente para a qualificação dos profissionais da região.
O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) da Universidade Estadual de Goiás tem por objetivo contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na formação continuada de professores, considerando perspectivas curriculares e práticas pedagógicas. Investigar e desenvolver metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem relativos, principalmente, à educação básica, bem como, desenvolver produtos técnicos na área de ensino que possam ser utilizados por professores e profissionais em espaços formais e não formais, avaliar materiais didáticos e paradidáticos, práticas experimentais, e novas tecnologias de informação e comunicação para melhorar o ensino de Ciências.
As linhas de ensino e pesquisa do PPEC são “Formação de professores em ensino de Ciências” e “Metodologias e recursos educacionais para o ensino de Ciências”. As pesquisas envolvendo o Ensino de Ciências nas áreas de “formação de professores” e “estratégias metodológicas e recursos educacionais” são desenvolvidas no âmbito do Estado de Goiás com impacto direto em professores da rede pública e privada de ensino. O corpo docente do PPEC é constituído por profissionais de seis câmpus da UEG, a saber: Ciências Exatas e Tecnológicas – Anápolis, Ciências Sócio-Econômicas e Humanas – Anápolis, Formosa, Goianésia, Palmeiras de Goiás e Quirinópolis, o que facilita a disseminação das atividades desenvolvidas no interior do Estado de Goiás. Além disso, temos a participação de professores de outras instituições (IES): Universidade de Brasília, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O curso possui duas turmas concluídas, duas em andamento e uma turma com vigência a partir de março de 2017. Atualmente temos 31 mestrandos de diferentes regiões do Estado de Goiás e de outros estados matriculados no programa. Os projetos desenvolvidos por professores e alunos, reforçam o perfil do programa de interação com a sociedade e com o mercado de trabalho, com intervenções nas escolas e elaboração de materiais e processos que contribuirão para a melhoria do ensino de Ciências.