Estado de Goiás

Objetivos  

Apresentar aos professores dos diversos níveis de ensino e profissionais interessados na educação de ciências, matemática e tecnologias, a formação em nível de mestrado, possibilitando a realização do desenvolvimento de pesquisas numa relação colaborativa entre universidade pautada pela promoção da autonomia profissional, da pesquisa em sala de aula e dos resultados das intervenções didáticas, através da aquisição de conhecimentos teórico-práticos sobre o ensino de ciências, matemática e tecnologias.

  • Averiguar, avaliar e criar alternativas didáticas, que possibilitem o uso das tecnologias digitais, bem como desenvolver ações de educação e divulgação científica;
  • Criar e analisar estudos e pesquisas na área de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da educação básica e superior;
  • Promover debate que envolva o processo ensino-aprendizagem, resultando no desenvolvimento de perspectivas pedagógicas que possam auxiliar os docentes em sua formação/atuação no processo educacional e seus enlaces com a sala de aula.
  • Aumentar a qualificação profissional de professores de Ciências e Matemática do nível básico ao superior, em termos de conteúdos específicos de Ciências e Matemática articulados com conhecimentos de outras áreas como: Filosofia, História, Sociologia, Psicologia e Pedagogia visando problematizar e propor possíveis soluções que atinjam a sala de aula da escola básica.
  • Estudar a utilização e o desenvolvimento de materiais didáticos tais como: livros, textos da mídia, periódicos, equipamentos, experimentos, jogos, vídeos e softwares respeitando as necessidades regionais sem perder vista as pesquisas desenvolvidas pela área de ensino de ciências e matemática.
  • Investigar o processo de aproximação das várias perspectivas teórico-metodológicas como: Filosofia, História e Sociologia da Ciência, Relações Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente, Educação Especial, Experimentação e novas Tecnologias da comunicação e informação com a sala de aula.
  • Investigar como os espaços (salas de aula, laboratórios, restaurantes, pátios, centros e museus) influenciam na construção de saberes escolares para o ensino/aprendizagem.
  • Formar profissionais com maior conhecimento interdisciplinar para refletirem e redimensionarem sua prática pedagógica e produzirem conhecimentos na construção de saberes escolares para o ensino/aprendizagem.
  • Desenvolver, nos pós-graduandos, a autonomia que os capacite para desenvolver atividades, unidades didáticas, projetos, cursos e outras formas de integração entre as diferentes disciplinas e conteúdos da área de ciências e matemática.
  • Permitir aos profissionais que não atuam em sala de aula um aperfeiçoamento voltado para o Ensino de Ciências e Matemática de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais paradigmas da área de ensino e da educação brasileira.