×
  • A+
  • A
  • A-
  • Contraste Padrão
  • Contraste Amarelo
  • Contraste Azul
  • Contraste Preto
  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Compliance
  • SIC
  • Agenda de Autoridades
  • Acessibilidade
  • Webmail
  • ADMS
  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Programas e Projetos
    • Cultura
    • Empreendedorismo
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
  • Câmpus
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
  • HOME
    • Notícias
    • APRESENTAÇÃO
    • ATOS NORMATIVOS
    • COMISSÕES
    • COORDENAÇÃO
    • CONTATO
    • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO
  • PROGRAMA
    • Objetivos
    • Área de Concentração
    • Matriz Curricular e Disciplinas
    • Proposta Curricular
    • Linhas de Pesquisas
    • Perfil do Egresso
    • Docentes
    • Discentes
    • Egressos
    • Bolsistas
    • Histórico
  • PROCESSO SELETIVO
    • Ingresso de discentes
  • FORMAÇÃO DEFESA DE DISSERTAÇÕES
    • Agendadas
    • Defendidas
  • IMPACTO SOCIAL PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2020
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2019
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2018
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2017
    • IMPACTO NA SOCIEDADE
    • DESTAQUES
  • FORMULÁRIOS
    • Orientações para Qualificação e Defesa
    • Orientações para a Expedição de Diploma
    • Formulários Diversos
  • HOME
    • Notícias
    • APRESENTAÇÃO
    • ATOS NORMATIVOS
    • COMISSÕES
    • COORDENAÇÃO
    • CONTATO
    • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO
  • PROGRAMA
    • Objetivos
    • Área de Concentração
    • Matriz Curricular e Disciplinas
    • Proposta Curricular
    • Linhas de Pesquisas
    • Perfil do Egresso
    • Docentes
    • Discentes
    • Egressos
    • Bolsistas
    • Histórico
  • PROCESSO SELETIVO
    • Ingresso de discentes
  • FORMAÇÃO DEFESA DE DISSERTAÇÕES
    • Agendadas
    • Defendidas
  • IMPACTO SOCIAL PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2020
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2019
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2018
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2017
    • IMPACTO NA SOCIEDADE
    • DESTAQUES
  • FORMULÁRIOS
    • Orientações para Qualificação e Defesa
    • Orientações para a Expedição de Diploma
    • Formulários Diversos

Compliance

Agenda de Autoridades

Acessibilidade

Webmail

ADMS

Inglês

  • Institucional
    • Quem somos
    • Conselhos Superiores
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Institutos Acadêmicos
    • Legislação
    • Administração
    • Carta de Serviços
  • Ensino
    • Pró-Reitoria de Graduação
    • Graduação
    • Educação a Distância
    • Pós-graduação
  • Pesquisa
    • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
    • Pesquisa e Inovação
    • Ética em pesquisa
    • Iniciação Científica
    • Editora UEG
  • Extensão
    • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
    • Programas e Projetos
    • Cultura
    • Empreendedorismo
    • Assuntos Estudantis
  • Estude Conosco
    • Nossa Universidade
    • Formas de Ingresso
    • Sistema de Cotas
    • Processos Seletivos
    • Núcleo de Seleção
    • Nossos Cursos
C
C
C
C
A-
A
A+
  • Câmpus/Unidades
    • Câmpus / Unidades
    • Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET
      • Unidade Universitária de Anápolis - CSEH - Nelson de Abreu Júnior
      • Unidade Universitária de Ceres
      • Unidade Universitária de Goianésia
      • Unidade Universitária de Jaraguá
      • Unidade Universitária de Luziânia
      • Unidade Universitária de Pirenópolis
      • Unidade Universitária de Silvânia
    • Câmpus Metropolitano - Sede: Aparecida de Goiânia
      • Unidade Universitária de Goiânia - ESEFFEGO
      • Unidade Universitária de Goiânia - Laranjeiras
      • Unidade Universitária de Inhumas
      • Unidade Universitária de Senador Canedo
      • Unidade Universitária de Trindade
    • Câmpus Nordeste - Sede: Formosa
      • Unidade Universitária de Campos Belos
      • Unidade Universitária de Posse
    • Câmpus Cora Coralina - Sede: Cidade de Goiás
      • Unidade Universitária de Itaberaí
      • Unidade Universitária de Itapuranga
      • Unidade Universitária de Jussara
    • Câmpus Sul - Sede: Morrinhos
      • Unidade Universitária de Caldas Novas
      • Unidade Universitária de Ipameri
      • Unidade Universitária de Itumbiara
      • Unidade Universitária de Pires do Rio
    • Câmpus Sudoeste - Sede: Quirinópolis
      • Unidade Universitária de Edéia
      • Unidade Universitária de Jataí
      • Unidade Universitária de Mineiros
      • Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás
    • Câmpus Oeste - Sede: São Luís de Montes Belos
      • Unidade Universitária de Iporá
      • Unidade Universitária de Palmeiras de Goiás
      • Unidade Universitária de Sanclerlândia
    • Câmpus Norte - Sede: Uruaçu
      • Unidade Universitária de Crixás
      • Unidade Universitária de Minaçu
      • Unidade Universitária de Niquelândia
      • Unidade Universitária de Porangatu
      • Unidade Universitária de São Miguel do Araguaia
  • Cursos
    • Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade
    • Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Sociais Aplicadas
    • Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas
    • Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas
    Graduação
    BACHARELADO
    • Agronomia
    • Engenharia Agrícola
    • Engenharia Florestal
    • Medicina Veterinária
    • Zootecnia
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Engenharia Agrícola
    • Produção Animal e Forragicultura
    • Produção Vegetal
    Graduação
    BACHARELADO
    • Educação Física
    • Enfermagem
    • Farmácia
    • Fisioterapia
    • Medicina
    LICENCIATURA
    • Ciências Biológicas
    • Educação Física
    TECNOLÓGICO
    • Estética e Cosmética
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ambiente e Sociedade
    • Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    DOUTORADO
    • Recursos Naturais do Cerrado (RENAC)
    Graduação
    BACHARELADO
    • Administração
    • Ciências Contábeis
    • Ciências Econômicas
    • Cinema e Audiovisual
    • Design de Moda
    • Direito
    • Turismo e Patrimônio
    TECNOLÓGICO
    • Agroecologia
    • Agronegócio
    • Alimentos
    • Design de Moda
    • Gastronomia
    • Gestão Pública
    • Hotelaria
    • Logística
    • Mineração
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Gestão, Educação e Tecnologia
    Graduação
    BACHARELADO
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Engenharia Civil
    • Química Industrial
    • Sistemas de Informação
    LICENCIATURA
    • Química
    TECNOLÓGICO
    • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Redes de Computadores
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Ciências Moleculares
    DOUTORADO
    • Química
    Graduação
    BACHARELADO
    • Psicologia
    LICENCIATURA
    • Física
    • Geografia
    • História
    • Letras Português/Inglês
    • Matemática
    • Pedagogia
    Pós-Graduação
    MESTRADO
    • Educação
    • Educação, Linguagem e Tecnologias
    • Ensino de Ciências
    • Estudos Culturais, Memórias e Patrimônios
    • Geografia
    • História
    • Língua, Literatura e Interculturalidade
    • Territórios e Expressões Culturais no Cerrado
  • Alunos
  • Professores
  • Servidores
  • Acesso à Informação
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
  • HOME
    • Notícias
    • APRESENTAÇÃO
    • ATOS NORMATIVOS
    • COMISSÕES
    • COORDENAÇÃO
    • CONTATO
    • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO
  • PROGRAMA
    • Objetivos
    • Área de Concentração
    • Matriz Curricular e Disciplinas
    • Proposta Curricular
    • Linhas de Pesquisas
    • Perfil do Egresso
    • Docentes
    • Discentes
    • Egressos
    • Bolsistas
    • Histórico
  • PROCESSO SELETIVO
    • Ingresso de discentes
  • FORMAÇÃO DEFESA DE DISSERTAÇÕES
    • Agendadas
    • Defendidas
  • IMPACTO SOCIAL PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • SOBRE PRODUTOS EDUCACIONAIS
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2020
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2019
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2018
    • PRODUTOS EDUCACIONAIS 2017
    • IMPACTO NA SOCIEDADE
    • DESTAQUES
  • FORMULÁRIOS
    • Orientações para Qualificação e Defesa
    • Orientações para a Expedição de Diploma
    • Formulários Diversos
  • Página Inicial ›
  • FORMULÁRIOS ›
  • Orientações para Qualificação e Defesa

FORMULÁRIOS

NORMAS PARA O TRABALHO DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA E ORIENTAÇÕES PARA O AGENDAMENTO DAS BANCAS


ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE QUALIFICAÇÃO 

 

NORMAS PARA A REDAÇÃO DO TRABALHO DE QUALIFICAÇÃO

            Caros discentes do PPEC, conforme o Regimento do Programa, o discente deverá se submeter a um exame de qualificação relacionado à dissertação, no prazo de até 18 (dezoito) meses a contar da data de primeira matrícula no Programa. O exame de qualificação será realizado com o objetivo de avaliar os conhecimentos obtidos pelo discente durante o curso e a sua aplicação na elaboração do trabalho de conclusão. Portanto, é importante uma padronização do Trabalho de Qualificação. Segue o link de um documento modelo simplificado para o Trabalho de Conclusão: Modelo simplificado de Trabalho de Qualificação . Contudo, recomendamos fortemente que o Trabalho de Qualificação tenha um formato prévio da Dissertação seguindo das NORMAS PARA A REDAÇÃO E FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO, disponível pelo link abaixo:

            NORMAS PARA REDAÇÃO E FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO

            Atenção, caso o discente não realize o exame de qualificação no prazo de 18 meses, estipulado no caput deste artigo, o mesmo será considerado “Reprovado”. Neste caso, o discente terá até 45 (quarenta e cinco) dias para realizar o exame de qualificação. O não cumprimento deste último prazo implicará na segunda reprovação e, consequentemente, no desligamento do discente do programa.           

 

ORIENTAÇÕES PARA O AGENDAMENTO DA BANCA DE QUALIFICAÇÃO

            Conforme o Regimento do Programa, compete ao orientador autorizar o discente a realizar o exame de qualificação e a defender a dissertação. Portanto, caro Professor Orientador, acesse o Requerimento para a Marcação da Banca de Qualificação pelo link abaixo. A solicitação será analisada e validada pela Comissão Administrativa do Programa. Portanto, solicitamos que o Requerimento seja enviado com antecedência (20 a 30 dias antes da data prevista da banca).

            Acesse: Requerimento para Marcação de Banca de Qualificação/Defesa. 

            O membro externo poderá participar da Banca de Qualificação por videoconferência. Neste caso, recomenda-se que o orientador apresente ao membro externo o Formulário de Avaliação Epistolar disponível pelo link abaixo. Além disso, caso o membro externo da banca esteja impossibilitado de comparecer à sessão de defesa, o respectivo parecer conclusivo deverá ser previamente enviado à Coordenação do PPEC e lido em substituição à arguição durante a banca de qualificação. Neste caso, deve-se utilizar o Formulário de Avaliação Epistolar.

             Formulário de Avaliação Epistolar 

 

 


 

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO FINAL (DEFESA)

             

CONCEPÇÕES DO TRABALHO FINAL EM ADERÊNCIA AO DOCUMENTO DE ÁREA DE ENSINO

             Caro discente do PPEC, considerando as determinações do Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Diretoria de Avaliação (DAV) previstos no Documento de Área - Área 46 - Ensino (https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf), Área de Ensino é essencialmente de pesquisa translacional, que transita entre a ciência básica e a aplicação do conhecimento produzido. Desse modo, busca construir pontes entre conhecimentos acadêmicos gerados na pesquisa em educação e ensino para sua aplicação em produtos e processos educativos voltados às demandas da sociedade e às necessidades regionais e nacionais. Portanto, os conhecimentos acadêmicos gerados na pesquisa materializa-se no corpo DISSERTATIVO ou tese e a aplicação do conhecimento produzido deve ser materializado em forma de PRODUTO EDUCACIONAL como parte integrante do conhecimento produzido.

              Neste contexto, conforme o Regimento do PPG Ensino de Ciências, será considerado o trabalho final do mestrado a elaboração de uma dissertação que deverá resultar de uma pesquisa profissional aplicada, descrevendo o desenvolvimento ou a avaliação de processos ou produtos de natureza educacional em situações reais de ensino em formato artesanal ou protótipo. Ou seja, alinhado às determinações do Documento de Área, deve-se apresentar um texto dissertativo e o Produto Educacional (PTT). O trabalho final deve incluir necessariamente o relato fundamentado da experiência no qual a proposição educacional é parte integrante. Portanto, o PTT deverá ser mencionado no Resumo da Dissertação, estar presente no Sumário da Dissertação e estar inserido como parte integrante da dissertação. Isto significa que a Dissertação não poderá ser concebida à parte do PTT, contudo, o PTT deverá também ter vida própria à dissertação. Por isto será solicitado a produção da dissertação com a apresentação das bases teóricas, investigativas, contextualizadas com temas ou demandas educacionais e a consolidação de um produto educacional identificado no corpo da dissertação. Além disso, deve-se produzir a versão final do PRODUTO EDUCACIONAL com diagramação, formatação, design e composição adequados para a modalidade de Produto.

 

NORMAS PARA A REDAÇÃO E FORMATAÇÃO DO TRABALHO FINAL (DISSERTAÇÃO)

              Esclarecida a concepção do Trabalho Final no PPG Ensino de Ciências, seguimos para questões de forma. presentamos a NORMAS PARA REDAÇÃO E FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC). As normas apresentadas respeitam os dispositivos vigentes da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e acrescentam a possibilidade de incluir normas de periódicos científicos. Essa edição foi aprovada na Coordenadoria do PPEC no dia 11 de Setembro de 2015, e em maio de 2019 passou por revisão. As normas apresentadas objetivam padronizar os documentos científicos elaborados pelos discentes do PPEC e nortear a comunicação científica. Nesse documento, os discentes e professores encontrarão com detalhes todas as regras necessárias para a confecção da dissertação/tese.

              NORMAS PARA REDAÇÃO E FORMATAÇÃO DE DISSERTAÇÃO

              Deve-se atentar também para a padronização da Capa/ou Contra-Capa do Produto Educacional. O Produto Educacional deverá explicitar que foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC). Segue abaixo o link com o modelo de capa/contra-capa para o PTT.

              Capa padrão do produto educacional (Novo)

 

ORIENTAÇÕES PARA O AGENDAMENTO DA BANCA DE DEFESA DO TRABALHO FINAL (DISSERTAÇÃO)

              O curso de mestrado terá duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 30 (trinta) meses, e prazo altamente recomendável de 24 (vinte e quatro) meses. A banca de defesa deverá obrigatoriamente ocorrer entre o 18o mês e o 30o mês, sendo altamente recomendado a defesa no 24o mês. Conforme o Regimento do Programa, compete ao orientador autorizar o discente a realizar a banda de defesa da dissertação. Portanto, caro Professor Orientador, acesse o Requerimento para a Marcação da Banca de DEFESA pelo link abaixo. A solicitação será analisada e validada pela Comissão Admnistrativa do Programa. Portanto, solicitamos que o Requerimento seja enviado com antecedência (20 a 30 dias antes da data prevista da banca).

              Acesse: Requerimento para Marcação de Banca de Qualificação/Defesa.

             O membro externo poderá participar da Banca de Defesa por videoconferência. Neste caso, recomenda-se que o orientador apresente ao membro externo o Formulário de Avaliação Epistolar disponível pelo link abaixo. Além disso, caso o membro externo da banca esteja impossibilitado de comparecer à sessão de defesa, o respectivo parecer conclusivo deve ser previamente enviado à Coordenação do PPEC e lido em substituição à arguição durante a banca de qualificação. Neste caso, deve-se utilizar o Formulário de Avaliação Epistolar.

             Formulário de Avaliação Epistolar 

             Informação importante para os discentes e docentes do PPG Ensino de Ciências: O agendamento da banca de defesa somente será autorizado após o envio do Relatório de Prática de Estágio Supervisionado. Conforme o Regulamento do PPEC em seu Art. 61o, a Prática do Estágio Supervisionado é requisito obrigatório para a integralização curricular e terá duração mínima de 30 (trinta) horas. Os Relatórios de Atividades da Prática Docente Supervisionada (do orientador e do aluno) deverão ser encaminhados para a marcação de defesa. As orientações podem ser acessadas em Relatório de Atividades da Prática Docente Supervisionada (Prática do Estágio Supervisionado)

             A importância da Avaliação do Produto Educacional (PTT): conforme exposto anteriormente, o PTT é fundamental e obrigatório. Contudo, é comum que alguns pesquisadores não estejam acostumados com a presença deste elemento na dissertação e a sua exposição durante a banca de defesa. Neste sentido, é obrigação do Professor Orientador, apresentar a relevância do PTT e da necessidade de se avaliar, além da dissertação, o Produto Educacional ao longo da defesa. Portanto, o PPEC utiliza-se um instrumento que é adotado em outros Programas Profissionais da Área de Ensino, a Ficha de Avaliação do Produto Educacional. Para facilitar a avaliação, e torná-la objetiva e clara, os Professores Orientadores devem apresentar a Ficha de Avaliação do Produto Educacional para os membros da Banca e solicitar que os membros apresentem as suas observações ao longo da banca de defesa. A ficha de avaliação está disponível pelo link abaixo:

              Ficha de Avaliação do Produto Educacional - Banca de Defesa

              O Programa coloca à disposição as Cartas Convite para os membros da Banca de Qualificação e Defesa.

              Carta convite (word)

              Carta convite (PDF)

              Atenção: O prazo para a entrega da versão final da dissertação à Coordenação é de 45 dias contados a partir da aprovação do trabalho final.

              Sobre Prorrogações: O discente poderá solicitar prorrogação da defesa, com a ciência expressa do orientador. A solicitação, devidamente justificada, será analisada pela Comissão Administrativa que determina da autorização ou não da solicitação. A solicitação deverá ser formalizada e enviada para Coordenação do Programa e endereçada à Comissão Administrativa.

               Solicitação de prorrogação de prazo qualificação / defesa (word)

               Solicitação de prorrogação de prazo qualificação / defesa (PDF)

 

 

 

 

 

  • FORMULÁRIOS
  • Orientações para Qualificação e Defesa
  • Orientações para a Expedição de Diploma
  • Formulários Diversos

Institucional

  • DGI
  • Núcleo de Seleção
  • Avaliação Institucional
  • Relações Externas
  • Procuradoria Setorial
  • Convênios
  • PROIN.UEG
  • PRONATEC
  • CEAR
  • UEG/DETRAN

Serviços

  • Boletos de Serviços
  • Consulta de processos
  • Contratos
  • Chamamento Público
  • Central de Compras
  • Licitação
  • Anais de eventos
  • Certificados
  • Editais
  • SAFF
  • Seleção de Pessoal

Comunicação

  • Ouvidoria
  • e-SIC
  • Acesso a informação
  • Central de Pedidos
  • Rádio UEG Educativa
  • UEG TV
  • Comunicação Setorial
  • Lista telefônica
  • Agenda de autoridades
  • Publicações
  • Fale com o reitor
  • Avalie o site

Nos Acompanhe

  • Facebook
  • Flickr
  • Youtube
  • Instagram
Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.