Os discentes Frederico Passini, Kézia Ribeiro Gonzaga Malena Marília Martins Gatinho, Vanessa Oliveira Gonçalves, todos da turma de 2018/01, juntamente com os docentes Mirley Luciene dos Santos, Cleide Sandra Tavares Araújo e José Divino dos Santos colaboram com a publicação do capítulo 2 do livro Ensino-aprendizagem e Metodologias, edição 1, Editora Atena.
Dados do livro
Dados do capítulo
Capítulo 2
Página 11
Título: Atividades investigativas no Ensino de Ciências: Abordagem didática sobre as questões relativas à sexualidade para as séries finais no Ensino Fundamental
Autores: Frederico Passini
Mirley Luciene dos Santos
Kézia Ribeiro Gonzaga
Malena Marília Martins Gatinho
Vanessa Oliveira Gonçalves
Cleide Sandra Tavares Araújo
José Divino dos Santos
DOI 10.22533/at.ed.2761925062
RESUMO:
O presente estudo propõe uma reflexão de alguns cientistas sobre o ensino por investigação, construindo uma sequência didática sobre sexualidade como recurso metodológico de ensino. Durante esse estudo é evidenciado o contexto histórico do ensino investigativo, moldando as perspectivas das atividades científicas na sala de aula, aprimorando as técnicas de aprendizado através de trabalhos epistemológicos e psicológicos, e mostrando como o acesso às diferentes formas de conhecimento são construídas tanto em nível individual como social.A sequência didática proposta para o Ensino de Ciências na 8° série no Ensino Fundamental ll aborda os conteúdos relativos ao currículo referência do Estado de Goiás, a partir das expectativas de aprendizagem e do conteúdo bimestral foram estabelecidas cinco etapas para essa sequência didática. O estudo qualitativo forneceu uma perspectiva de que a investigação proporcionou o aprimoramento do raciocínio e das habilidades cognitivas dos alunos. O “Jornalzinho de Ciências” é fruto da aplicação dos resultados da sequência didática em consonância com a realidade escolar, que reflete sobre o início precoce das relações sexuais e sobre os temas transversais abordados no currículo referência do Estado de Goiás.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino por Investigação, Sequência Didática, Sexualidade, História da Ciência, Modelo Didático.