AUTOR (A): Adevane da Silva Pinto |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos |
TÍTULO: "A educação ambiental na formação de professores/pedagogos: A práxis pedagógica com foco na problemática local" "Environmental education in the training of teachers / pedagogues: Pedagogical praxis with a focus on local issues" |
Palavras-chave: Sustentabilidade; Educação e Meio Ambiente; Objetos Virtuais; Espaço não Formal de Aprendizagem Keywords: Sustainability; Education and Environment; Virtual Objects; Non-formal Learning Space |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 1, Mídias educacionais): Objetos Virtuais de Aprendizagem - Vídeos Ambientais |
|
|
AUTOR (A): Edimar Correa e Silva |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Roberto Barcelos de Souza |
TÍTULO: "A História da Matemática na Educação Básica: Contribuições à formação docente e à prática pedagógica" "The History of Mathematics in Basic Education: Contributions to teacher training and pedagogical practice" |
Palavras-chave: História da Matemática; Educação Matemática; formação docente. Keywords: History of Mathematics; Mathematical Education; teacher training. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 1, Material textual): Uma Aventura Matemática |
|
|
AUTOR(A): Edinalva Fernandes Alves do Nascimento |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto |
TÍTULO: "Jogos didáticos no ensino de Química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnóstico de TDAH no Ensino Médio" "Didactic games in the teaching of Chemistry as mediators in mobilizing the attention of students diagnosed with ADHD in High School" attica; Mathematical Education; teacher training. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática, jogos didáticos no ensino de Química, TDAH, teoria histórico-cultural de Vigotski Keyword: Teaching of Sciences and Mathematics, didactic games in the teaching of Chemistry, ADHD, Vigotski's historical-cultural theory |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 2, Material interativo): Jogo Didático: uma proposta para o ensino de química na mobilização da atenção voluntária |
|
|
AUTOR(A): Flávia Fragoso Barbosa |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Hélida Ferreira da Cunha |
TÍTULO: “Biodiversidade do cerrado no Ensino de Ciências: Uma sequência didática com abordagem sobre insetos” “Biodiversity of the cerrado in Science Education: A didactic sequence with an approach to insects” |
Palavras-chave: Jogos; Momentos Pedagógicos; Ensino Fundamental Keywords: Games; Pedagogical Moments; Elementary School |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 3, Propostas de ensino): Sequência Didática: Insetos e Cerrado |
|
|
AUTOR(A): Janaína Lopes Xavier |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. José Divino dos Santos |
TÍTULO: “Química e tecnologia: Um aplicativo para abordagem dos conteúdos de ácidos e bases no Ensino Médio” “Chemistry and technology: An application for addressing the contents of acids and bases in high school” |
Palavras-chave: Ensino de química; aplicativo educacional; ácidos e bases; tecnologia educacional. Keywords: Chemistry teaching; educational application; acids and bases; educational technology. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 5, Material interativo): AciBase |
|
|
AUTOR(A): Lídia Carla do Nascimento |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares Araújo |
TÍTULO: "Encontro Municipal para educadores de Anápolis em astronomia (EMEAA): Contribuições para o Ensino de Ciências nos anos iniciais" "Municipal meeting for Anápolis educators in astronomy (EMEAA): Contributions to Science Education in the early years" |
Palavras-chave: Astronomia; Formação de professores; Ensino de Ciências; Os três momentos pedagógicos. Keywords: Astronomy; Teacher training; Science teaching; the three pedagogical moments. |
PRODUTO (Eixo temático 1): Atividade de Extensão - EMEAA - ENCONTRO MUNICIPAL PARA EDUCADORES EM ASTRONOMIA DE ANÁPOLIS |
|
|
AUTOR(A): Mariana Carvalho de Souza |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos |
TÍTULO: "Implicações do ensino aprendizagem de evolução biológica - A perspectiva docente, os conceitos de ancoragem dos estudantes e uma estratégia didática baseada na contação de histórias" "Implications of teaching biological evolution learning - The teaching perspective, the students' anchoring concepts and a didactic strategy based on storytelling" |
Palavras-chave: Aprendizagem significativa; Mapas conceituais; Livro paradidático Keywords: Meaningful learning; Concept maps; Paradidactic book |
PRODUTO (Eixo temático 4): Material Textual - Livro: “Onde foi que nos separamos? A história evolutiva dos Equídeos” |
|
|
AUTOR(A): Maria Helena Ferreira de Souza |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
TÍTULO: “A experimentação no ensino de Química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades práticas investigativas" "Experimentation in the teaching of Chemistry: a proposal for the development of practical investigative activities" |
Palavras-chave: Atividade Experimental; Abordagem Investigativa; Prática Docente; Ensino de Química. Keywords: Experimental Activity; Investigative Approach; Teaching Practice; Chemistry teaching. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Propostas de Ensino: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA |
|
|
AUTOR(A): Marilda Marques Barbosa |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto |
TÍTULO: "A ressignificação do conflito de ensinar: Contribuições da Psicanálise e do PBL para o Ensino Médio" "The reframing of the conflict of teaching: Contributions of Psychoanalysis and PBL to High School" |
Palavras-chave: ABProb. Educação. Adolescência. Conflito. Metodologia. Keywords: ABProb. Education. Adolescence. Conflict. Methodology. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Atividades de Extensão: Curso - A Psicanálise e o conflito de ensinar |
|
|
AUTOR(A): Maysa de Fátima Moreira |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto |
TÍTULO: "Contribuições dos jogos para o processo de ensino-aprendizagem em matemática na Educação Básica" "Contributions of games to the teaching-learning process in mathematics in Basic Education" |
Palavras-chave: Mathematical Education, Focus Group, Playful, Vygotsky. Keywords: Mathematical Education, Focus Group, Playful, Vygotsky. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Materiais Interativos - JOGOS MATEMÁTICOS |
|
|
AUTOR(A): Priscila Batista de Sousa |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde |
TÍTULO: “Literatura infantil associada a um software educativo como recurso didático no ensino de cores para alunos com síndrome de Down" "Children's literature associated with educational software as a didactic resource in the teaching of colors for students with Down syndrome" |
Palavras-chave: Literatura infantil. Síndrome de Down. Recursos lúdicos. Meios de ensino. Keywords: Children's literature. Down's syndrome. Playfullness resources. Means of education. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 2): Material Textual - Fofa e Teco: descobrindo o mundo colorido |
|
|
AUTOR(A): Rayan Soares dos Santos |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde |
TÍTULO: "Quimlibras: objeto virtual de aprendizagem (OVA) como instrumento de articulação entre a química e a libras/Elis" "Quimlibras: virtual learning object (OVA) as an instrument of articulation between chemistry and libras / Elis" |
Palavras-chave: Ensino de Química em Libras, OVA, Quimlibras, Glossário, Escrita das Línguas de Sinais (ELiS) Keywords: Teaching Chemistry in Libras, OVA, Quimlibras, Glossary, Sign Language Writing (ELiS). |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 2): Mídia Educacional - QUIMLIBRAS: Objeto virtual de aprendizagem (OVA) como instrumento de articulação entre a Química e a Libras/ELis |
|
|
AUTOR(A): Regiane Alves Vicente Marinho |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira |
TÍTULO: "A política de avaliação do Enem e suas implicações na rotina de três escolas estaduais de Goiânia" "Enem's evaluation policy and its implications for the routine of three state schools in Goiânia" |
Palavras-chave: ENEM, Ensino Médio, Trabalho, Políticas Educacionais. Key words: ENEM, High School, Work, Educational Politic. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Material Textual - Informativo: SIMPLIFICANDO O ENEM |
|
|
AUTOR(A): Silvania Pereira de Aquino |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
TÍTULO: “O ensino da genética utilizando modelos didáticos: Uma proposta metodológica na formação inicial de professores” “The teaching of genetics using didactic models: A methodological proposal in the initial training of teachers” |
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Modelos. Modelagem. Formação docente Keywords: Meaningful learning. Models. Modeling. Teacher training. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Atividades de Extensão - Oficina de modelagem: uma proposta para o ensino de Genética |
|
|
AUTOR(A): Sylvânia Silvany Rodrigues Batista |
ORIENTADOR(A): Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira |
TÍTULO: "Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências e redesenho curricular do Ensino Médio inovador na regional de Silvânia - GO." "Interdisciplinarity, Science Teaching and curricular redesign of innovative High School in the region of Silvânia - GO." |
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ensino Médio Inovador. Políticas Públicas Educacionais. Ensino de Ciências. Keywords: Interdisciplinarity. High School Innovative. Public Educational Policies. Science teaching. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 1): Atividades de Extensão - MINICURSO: interdisciplinaridade e ensino de ciências, desafios para a formação humana |
|
|
AUTOR(A): Tássia Balbina Pereira Sousa |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda |
TÍTULO: "Questões Sociocientíficas (QSC’s) no Ensino de Ciências e Biologia no Contexto do Currículo Referência do Estado de Goiás" "Sociocientific Issues (QSC’s) in Science and Biology Teaching in the Context of the Reference Curriculum of the State of Goiás" |
Palavras-chave: Matriz Bimestralizada; Educação CTS; Ensino de Ciências e Biologia. Keywords: Curriculum Reference; CTS Education; Teaching of Sciences and Biology. |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Material Textual - MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR - Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências e Biologia |
|
|
AUTOR(A): Weslene Freitas Mendonça |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda |
TÍTULO: “Ensino-aprendizagem do tema corpo humano no Ensino Médio" "Teaching-learning of the human body theme in high school" |
Palavras-chave: Escola Básica, Currículo, Ensino-Aprendizagem, Interdisciplinaridade Keywords: Basic School, Curriculum, Teaching-Learning, Interdisciplinarity |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Propostas de Ensino - Uma proposta interdisciplinar entre Biologia e Educação Física no Ensino Médio, a partir do tema “Corpo Humano” |
|
|
AUTOR(A): Wilker Rodrigues de Oliveira |
ORIENTADOR(A): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos |
TÍTULO: “A formação do professor/pedagogo e o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Estratégias pedagógicas com foco na abordagem sobre microrganismos" "The formation of the teacher / pedagogue and the Science Teaching in the early years of Elementary School: Pedagogical strategies with a focus on the approach on microorganisms" |
Palavras-chave: Professor/Pedagogo; Formação continuada em Ciências; Microbiologia Keywords: Teacher / Pedagogist; Continuing education in science; Microbiology |
RESUMO VERSÃO COMPLETA Sobre o PTT |
PRODUTO (Eixo temático 4): Material Textual - “Um mundo muito pequeno: Aprendendo sobre Microrganismos” |
Quer voltar para o início das Dissertações Defendidas?