EMÍLIA FÁDUA SUED PAULINO (PTT)
Saudações Professor/a (a)! Que bom que você está lendo esse material!
Querido amigo (a) professor/a (a) de Química, este livreto é resultado de um árduo trabalho de pesquisa desenvolvido com o intuito de proporcionar a você a oportunidade de ter uma proposta de material didático que seja acessível e ao mesmo tempo atraente e inovador. Esperamos que ele se constitua em uma fonte de pesquisa para o planejamento de suas aulas e que possa ampliá-las e enriquecê-las de forma a torná-las cada vez mais atrativas e empolgantes tanto para você quanto para seus alunos. Após anos de trabalho no ofício docente, nós, como autoras desse material percebemos a falta de material didático investigativo que proponha atividades que mobilizam a atenção dos alunos com atividades que possam ser feitas por eles de forma autônoma e mediada pela ação do professor. Por isso idealizamos essa Sequência de Ensino que contempla algumas atividades investigativas para a disciplina de Química ministrada no Ensino Médio.
O material didático apresentado procura articular o ensino de Química, as contribuições da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e o Ensino por Investigação. Para colocar em prática em sala de aula a abordagem metodológica construída por meio dessa combinação optamos pelo uso de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A SEI é um conjunto de aulas organizadas de forma dinâmica que propõe um caminho a ser seguido para que o aluno solucione um problema que permite o entendimento de um conceito, teoria ou conjunto de informações que fazem parte do conteúdo que o professor/a está desenvolvendo em sala de aula. Ela deve ser aplicada tendo em vista a postura mediadora do professor/a que se fundamenta na teoria de aprendizagem proposta por Vygotsky. Essa tipo de postura dialógica e mediadora significa que o professor/a participa ativamente da aula problematizando cada etapa, conduzindo os alunos de forma a fazê-los percorrer o caminho proposto pela SEI de maneira autônoma, mas organizada, respeitado o ritmo de todos os participantes e promovendo debates críticos sempre que necessário para instigar a participação coletiva de forma ativa. Sugerimos que para melhor compreensão da proposta e de sua fundamentação teórica seja feita uma boa leitura dos tópicos a seguir.
Desejamos um bom proveito da proposta! Sucesso!