JÉSSICA CONCEIÇÃO ARAUJO (Resumo)
( X ) Mestrado ( ) Doutorado
Possui agência de fomento? |
( ) Sim ( X ) Não |
Sigla: |
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Título |
Os Mixomicetos como Ferramenta de Ensino - Um Kit de Apoio Pedagógico e Popularização da Ciência |
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Título em outro idioma: |
Myxomycetes as a Teaching tool - a Pedagogical Support Kit and Science Popularization |
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Data defesa: |
(19 / 08 / 2020) |
Nome do autor (a): |
Jéssica Conceição Araújo |
Como deseja ser citado: |
ARAÚJO, J.C |
E-mail: |
jessmycologist@gmail.com |
Link do currículo Lattes: |
http://lattes.cnpq.br/8951536234734424 |
Orientador (a): |
Pedro Oliveira Paulo |
E-mail: |
pedro.paulo@ueg.br |
Link do currículo Lattes: |
http://lattes.cnpq.br/6687547685595360 |
Coorientador (a): |
Solange Xavier dos Santos |
Link do currículo Lattes: |
http://lattes.cnpq.br/5471284872073952 |
E-mail: |
solange.xavier@ueg.br |
Nomes dos membros da banca: |
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1) |
Presidente: Prof. Dr. Pedro Oliveira Paulo |
2) |
Membro interno: Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos |
3) |
Membro externo: Prof. Dr. Leandro Almeida Neves Nepomuceno Agra |
4) |
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5) |
Palavras-chave: |
Recurso didático, Ensino de Ciências, Organismos modelo. |
Palavras-chave (outro idioma): |
Didactic resource, Model organisms, Science Teaching. |
Nome da unidade acadêmica: |
Câmpus Central – Sede Anápolis: CET |
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Área de conhecimento: |
Ensino de Ciências |
Resumo língua vernácula: Recursos didáticos diversificados além de despertar interesse e motivação nos estudantes atuam como instrumentos mediadores no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Apesar da disponibilidade desses recursos voltados ao Ensino de Ciências ser diversificada, ainda são escassos aqueles voltados à divulgação e popularização de conhecimentos científicos. Organismos modelos são seres vivos com características particulares que lhes permitem ser utilizados como ferramentas para o ensino e para pesquisas em várias áreas, inclusive a Educação. Classificados no Reino Protozoa, Filo Amoebozoa, os mixomicetos compreendem um grupo de seres vivos que apresentam características peculiares, tanto em seu aspecto morfológico quanto fisiológico, sendo considerados organismos modelo para a representação de diversos fenômenos biológicos. Considerando o contexto, este trabalho teve por objetivo contribuir para a melhoria do Ensino de Ciências na Educação Básica e para a Popularização da Ciência, elaborando e disponibilizando ferramentas de ensino baseadas nos mixomicetos como organismos modelo. Para isso, professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de dez escolas (Estaduais e Municipais) do município de Anápolis-GO foram investigados quanto à disponibilidade e à utilização de recursos didáticos em suas aulas, bem como sobre seus conhecimentos acerca dos mixomicetos. Os livros didáticos utilizados por esses profissionais também foram analisados quanto à abordagem do tema protistas. Explorando o potencial dos mixomicetos para o ensino, desenvolvemos recursos didáticos baseados nos mixomicetos como organismos modelo, para a representação dos conceitos e fenômenos biológicos: fagocitose, divisão celular, exemplo de células eucarióticas multinucleadas, movimentos ameboides, predação microbiana, decomposição e ciclagem de nutrientes e exemplos de protistas. Os recursos desenvolvidos constituem um material imagético acerca dos protistas e recursos textuais, audiovisuais e manipuláveis abordando os mixomicetos. Estes recursos foram organizados em um Kit de apoio pedagógico, que consiste no produto educacional da dissertação. O Kit foi apresentado e avaliado pelos professores participantes da pesquisa. O instrumento da coleta dos dados foram questionários semiestruturados. Os resultados indicaram que os recursos didáticos mais utilizados pelos professores de ciências são o quadro/lousa, seguido do projetor de multimídia e o livro didático, que, de acordo com nossas análises, não caracteriza satisfatoriamente a temática. Assim, sugerimos que a utilização do livro didático pelos professores seja somada a outros recursos em sala de aula. Além disso, o conhecimento dos professores sobre os mixomicetos foi considerado raso, por apresentarem, em sua maioria, definições equivocadas ou incompletas sobre esses seres vivos. A avaliação do Kit pelos professores caracteriza o produto educacional como um material de fácil utilização, composto por recursos contextualizados e que auxiliará sobremaneira a abordagem de conteúdos científicos de forma significativa na Educação Básica, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, além de divulgar e popularizar conhecimentos científicos utilizando os mixomicetos. |
Palavra-Chave: Recurso didático, Ensino de Ciências, Organismos modelo. |
Resumo em língua estrangeira: Diversified didactic resources, in addition to arousing interest and motivation in students, act as mediating instruments in the teaching-learning process, favoring the development of meaningful learning. Although the availability of these resources for Science Education is diversified, there are still few available for the dissemination and popularization of scientific knowledge. Model organisms are living beings with particular characteristics and have been used as important study tools for research in several areas, including Education. Myxomycetes (Protozoa, Amoebozoa) comprise a group of living beings that have peculiar characteristics, both in their morphological and physiological aspects, being considered model organisms for the representation of several biological phenomena. Considering the context, this work aimed to contribute to the improvement of Science Teaching in Basic Education and to the Popularization of Science, elaborating and providing teaching tools based on myxomycetes as model organisms. Science teachers from the final years of elementary school in ten schools (State and Municipal) in the city of Anápolis-GO were investigated regarding the availability and use of didactic resources in their classes. Teachers' knowledge about myxomycetes was investigated. The textbooks used by these professionals were analyzed in the approach to the subject of protists. Exploring the potential of myxomycetes for teaching, we developed didactic resources based on myxomycetes as model organisms, for the representation of biological concepts and phenomena: phagocytosis, cell division, example of multinucleated eukaryotic cells, amoeboid movements, microbial predation, decomposition and cycling of nutrients and examples of protists. The resources constitute an imagistic material about the protists and textual, audiovisual and manipulable resources approaching the Myxomycetes. These resources were organized in a Pedagogical Support Kit, which consists of the educational product of the dissertation. The Kit was presented and evaluated by the teachers participating in the research. The data collection instrument was semi-structured questionnaires. The analyzed data indicated that the teaching resources most used by science teachers are the blackboard, followed by the multimedia projector and the textbook. The textbooks analyzed do not satisfactorily characterize the subject of protists. Thus, we suggest that the use of textbooks by teachers should be added to other resources in the classroom. In addition, the teachers' knowledge about myxomycetes was considered insufficient, as they mostly presented incorrect and incomplete definitions of these living beings. The evaluation of the Kit by teachers characterizes the educational product as an easy to use material, composed of contextualized resources and which will greatly assist the work of scientific content in a significant way in Basic Education, especially in the final years of elementary school, in addition to disseminating and popularizing scientific knowledge using myxomycetes. |
Keywords: Didactic resource, Model organisms, Science Teaching. |